A Rua das Goiabeiras é uma das ruas mais antigas e importantes da histórica Catas Altas da Noruega. A rua nasceu em meados do século XVIII, quando a cidade começou a ser povoada pelos primeiros colonos portugueses e paulistas.
Inicialmente, a rua era conhecida como "Rua do Fundo", devido à sua localização na parte mais afastada da cidade. Porém, logo em seguida, passou a ser chamada de "Rua das Goiabeiras", em referência aos muitos pés de goiaba que existiam na área.
A célebre rua possui dois pavimentos divididos por um muro de pedras em toda sua extensão com calçamento do tipo “Pé de Moleque”, comum na antiga Europa e trazido pelos portugueses no tempo do Brasil Colônia.
O corte rústico das pedras, tanto do muro quanto do calçamento, foi feito por escravos e em boa parte, as pedras nem eram cortadas, foram colocadas da forma que eram retiradas. Poucas ruas de nossas cidades históricas preservaram este tipo de calçamento.
Durante muito tempo, a Rua das Goiabeiras foi uma área predominantemente residencial, com muitas casas e sobrados de estilo colonial. Abrigou alfaiataria, bares, parada da Jardineira, farmácia e escola.
Ao longo do tempo, a rua foi se desenvolvendo e hoje possui uma variedade de estabelecimentos comerciais e de serviços. Destacam-se a Prefeitura Municipal e suas diversas secretarias, a Delegacia de Polícia, a Casa da Cultura e a Casa da Banda. Em suas proximidades estão a Câmara Municipal, agência dos Correios e o Museu.
Em uma de suas extremidades encontra-se a Capelinha do Senhor do Bonfim, um pequeno templo religioso construído em estilo barroco. Um importante marco histórico e cultural da cidade. Um dos passos da Paixão. Em sua base, encrustado em um muro de pedras, está um centenário Oratório de Rua, feito em pedra-sabão e, que marca a devoção católica vivida nas ruas da cidade.
A Goiabeiras é também palco de uma importante cerimônia religiosa que ocorre durante a Semana Santa: o desfecho da Procissão do Encontro. Durante a cerimônia, os fiéis se reúnem na rua para o Encontro da Virgem Maria com Seu Filho Jesus carregando a Cruz no caminho do Calvário, em uma das mais belas e emocionantes manifestações da religiosidade de Catas Altas da Noruega.
Viva as Goiabeiras.
Comments